Publicações recentes

Publicações recentes:

11 janeiro 2015

As vantagens de licenciar sua marca

Se a sua marca foi construída ao longo de vários anos e hoje ela tem reconhecimento, apelo e gera desejo, você tem um patrimônio muito valioso. Isso facilitará muito as vendas futuras e dará maior estabilidade ao seu negócio. Permitirá até cobrar mais dos seus clientes!

Mas você está obtendo o máximo retorno de todo o investimento feito em capital e tempo na sua marca?

Depois de ampliar o portfólio de produtos, uma extensão de linha, o que mais pode ser feito? Você pode levar a sua marca para categorias de produtos diferentes, uma extensão de marca.

Mas como ter produtos de setores diferentes com a sua marca? Licenciando um fabricante competente do setor desejado, que tenha bons produtos, marketing, vendas e distribuição, para que possa fabricar produtos com a sua marca. Em troca, ele lhe pagará uma taxa sobre as vendas. Não estamos falando do seu setor, mas de um setor diferente, que foge à competência do seu negócio.

É uma forma de gerar novos faturamentos sem demandar investimentos ou riscos próprios. Há inúmeros exemplos: perfume Ferrari, geladeira Jack Daniels, camiseta dos Beatles, etc. O novo produto passa a contar com os atributos intangíveis - apelos emocionais - da sua marca e continua atendendo o mesmo público.


Você terá economia de tempo e dinheiro, baixo risco e alto retorno sobre o investimento na sua marca.

O setor de licenciamento ainda tem muito o que crescer no Brasil porque é conhecido por poucas empresas. Todos vemos produtos licenciados diariamente, mas na maioria das vezes não nos atentamos a isso ou não conhecemos o processo.

Passarei a dar mais dicas sobre essa área, tanto para o iniciante quanto para quem já atua na área e precisa de informações mais avançadas. Com décadas de experiência sobre o assunto, tendo participado da gestão de licenciamento de marcas destacadas do Brasil e exterior, tendo sido diretor da Associação Brasileira de Licenciamento e escrito um livro sobre o assunto, acredito que eu possa trazer conhecimentos valiosos ao seu negócio.

Acompanhe! Valerá a pena!

Nenhum comentário: