Na internet, a publicidade baseada em texto, como os links patrocinados (relacionados a buscas), era a forma dominante. Agora, a chamada "display advertisement", que chamarei de "publicidade visual", é o que mais tem crescido e logo passará a dominar. Nesta categoria entram os banners, vídeos e outros formatos gráficos.
Segundo um executivo do Google, esse tipo de publicidade online passará de investimentos mundiais de US$ 25 bilhões em 2010 para mais de US$ 200 bilhões em poucos anos.
Em paralelo a isso, há também a tendência de haver menos exposições por usuário e uma maior influência do usuário sobre a publicidade (através de recomendações e customizações, por exemplo).
A eMarketer faz as seguintes previsões para o mercado americano: os gastos em marketing relacionado a buscas passarão de US$ 12 bilhões em 2010 para US$ 21,5 bilhões em 2015. Por outro lado, a publicidade visual (display ads) passará de US$ 9,9 bilhões em 2010 para US$ 21,9 bilhões em 2015.
Arnaldo Rabelo
12 junho 2011
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