Arnaldo Rabelo

06 junho 2011

Brasil é o melhor emergente do mundo para o varejo

A 10ª edição do estudo Global Retail Development Index (GRDI), da consultoria A.T. Kearney, apontou que em 2011 o Brasil é o melhor país do mundo para o varejo entre os emergentes. O levantamento classifica os 30 principais países emergentes que os varejistas globais devem entrar. Para compor o ranking, há 25 variáveis dentro de quarto categorias: risco econômico e político; atratividade do mercado; saturação do mercado; e pressão do tempo (diferença entre o crescimento do produto interno bruto e crescimento do varejo moderno).

De acordo com Michael Moriarty, sócio da A.T. Kearney e colíder do estudo,o Brasil é um atraente mercado para expansão, dado o crescimento anual previsto de 5% pelos próximos cinco anos para o seu PIB; de sua grande população com concentração urbana e de suas crescentes vendas no varejo.

“Uma empresa que não tem experiência no mercado brasileiro deve buscar uma parceria local”, disse o alemão Markus Stricker, vice-presidente da A.T. Kearney no Brasil. “Acredito que o Brasil continuará entre os primeiros nos próximos anos por conta dos investimentos em infraestrutura e grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas.” Segundo ele, a busca por países emergentes é uma alternativa essencial para o crescimento de grandes grupos, já que os mercados da América do Norte e da Europa estão saturados.

Segundo a A.T. Kearney, os seis melhores países emergentes para o varejo são:
1. Brasil
2. Uruguai
3. Chile
4. Índia
5. Kuwait
6. China

Veja a matéria completa aqui.
Fonte: Exame - 06/06/2011

Nenhum comentário: