Publicações recentes

Publicações recentes:

19 novembro 2009

Telefónica muda nome para Movistar

A companhia espanhola afirma que vai estudar a viabilidade da mudança de marca no Brasil no ano que vem

A companhia de telecomunicações espanhola Telefónica passará a adotar o nome Movistar em todos os seus produtos a partir do ano que vem. A marca Telefónica continuará sendo usada somente institucionalmente.



Aqui no Brasil, a mudança será discutida ao longo do próximo ano, considerando peculiaridades do mercado brasileiro. Se realmente ficar decidido pela mudança, a empresa só passará a usar Movistar em 2011.

A Movistar era uma empresa de telefonia móvel cuja infra-estrutura, na América Latina, era provida pela BellSouth, braço latino-americano da norte-americana AT&T. Após se instalar como concorrente da Telefónica na Espanha, ela foi comprada e a marca deixou de usada. Em outros países, como Reino Unido, Alemanha e Irlanda, ela existia como O2, nome mantido até agora.

Após a aquisição da Telefónica, a marca Movistar continuou sendo usada em alguns países da América do Sul, como o Uruguai. Aqui no Brasil, a marca chegou a ser usada por um curto período, nos serviços de telefonia celular adquiridos pela Telefónica, logo após a privatização.

O anúncio da mudança foi feito no dia 17/11 pela cúpula da Telefónica na Espanha. Segundo os jornais “El País” e “El Mundo”, a mudança na América Latina começará primeiro no Chile – onde a empresa era conhecida anteriormente à aquisição como La Compañía de Telefónos.

A Telefônica no Brasil confirmou que fará um estudo para verificar a viabilidade da mudança de nome da empresa e o alcance que ela teria – já que a empresa comercializa serviços de telefonia fixa, móvel e internet.

O anúncio da possível mudança da marca se segue a uma série de problemas que a operadora enfrentou com seu serviço de telefonia fixa e de internet, o Speedy, que registrou várias panes ao longo do último ano, levando a Anatel a proibir a sua comercialização por 30 dias, até a melhoria de sua rede.

Fonte: Época Negócios - 18/11/09

----

A mudança do nome de uma empresa muito conhecida é uma operação bastante arriscada, ainda mais quando o novo nome é mais difícil de ser lembrado e pronunciado. Quanto aos problemas de qualidade que a Telefónica tem apresentado, mudar o nome da empresa não é solução. Muitas vezes fico espantado com decisões equivocadas que grandes empresas tomam...

Nenhum comentário: