Arnaldo Rabelo

06 julho 2009

Revolução digital dará novos rumos ao Marketing

O portal Mundo do Marketing publicou uma matéria interessante - baseada em uma entrevista com Walter Longo - sobre o impacto que a internet e seu uso pelos jovens está causando no marketing.

Veja abaixo um trecho da matéria (de 02/07).

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A comunicação está passando pelo principal período de uma revolução digital. O motivo é simples: próximos dos 30 anos de idade, executivos que nasceram na Era Digital junto à internet, nos anos 1990, estão se tornando líderes das empresas do setor e consequentemente trazem novos desafios para os profissionais de Marketing. Esta afirmação é feita por Walter Longo, Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da Young&Rubican.


Tendências irreversíveis
A chegada da revolução digital aponta para duas tendências irreversíveis na comunicação. A primeira é a que trata da passagem de uma comunicação massificada para a individualização da mensagem. Isto significa falar com cada individuo de forma diferente sem ter o custo elevado que havia antes da comunicação digital.


A segunda tendência apresentada por Walter Longo é que os meios podem misturar o conteúdo editorial com o publicitário sem precisar de interrupções. O modelo atual usa a interrupção para chamar a atenção do consumidor com um comercial, mas o que acontece é a mescla entre mensagem e entretenimento. “Hoje já é possível que uma empresa que não é mídia se torne mídia. Temos cada vez mais anunciantes produzindo conteúdo, games, entre outras formas de entreter. Se antes os anunciantes eram obrigados a usar uma mídia para chegar ao público, hoje a empresa se transforma em mídia e atinge o seu consumidor”, aponta.


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Veja a matéria completa aqui.

Um comentário:

Dienes disse...

Ótima matéria! Já tinha lido ela no site do mundo do marketing, que inclusive acredito ser o melhor site do seguimento. Mas sobre a noticia, eu como um nativo da internet a muito tempo deixei de assistir e acreditar na TV, acredito mesmo produtos commodity, produtos pra grande massa como sabão em pó, esponja de aço, que atingem donos d casa que muitas vezes ainda não tem acesso a internet, vão ter que começar a prestar atenção na web,pois o perfil dos consumidores vai mudar e está mudando, um bom case é da converse, que estou acompanhando, apesar d algumas falhas, é uma boa campanha de buzz, bem compatível com seu mercado alvo, que é o publico jovem.Bom já falei d+, me desculpe se falei bobagem!rs e só pra aproveitar oportunidade eu publiquei uma entrevista do Walter longo no meu blog e ele fala justamente sobre esse assunto, confira: http://marketeirospontocom.blogspot.com/2009/07/inovacao-c-walter-longo.html

Obrigado!