Arnaldo Rabelo

08 janeiro 2008

McDonald's da Europa muda padrão visual dos restaurantes

Os restaurantes McDonald's da Europa estão adotando um novo padrão visual para suas lojas. As cores amarelo e vermelho dão lugar ao verde oliva. As antigas mesas e cadeiras em amarelo e branco dão lugar ao verde limão e ao couro escuro. É a maior mudança ocorrida na rede nos últimos 20 anos. Os franqueados investiram em 2007 mais de 600 milhões de euros na atualização das instalações de 1.280 restaurantes europeus.

Essa mudança visa criar uma atmosfera mais relaxante e sofisticada. Os resultados têm sido muito bons. A receita do McDonald's da Europa já é maior que a dos Estados Unidos, onde há um número maior de restaurantes. É possível que esse padrão venha para as Américas.

Além da mudança no visual, a rede está investindo em servir cafés e capuccinos, assim como em um menu mais saudável e adaptado ao gosto regional. A rede desenvolveu também uma série de ícones para representar informações nutricionais uniformemente em mais de 100 países.

Mas Dean Crutchfield, consultor de marketing da Wolff Olins (Nova York), alerta que se o McDonald's mudar muito sua imagem, corre o risco de perder o reconhecimento já conquistado com o público. Mas Denis Hennequin, presidente do McDonald's Europa, responde que a atualização da imagem é essencial no mundo competitivo do varejo. "Precisamos evitar envelhecer mais rápido que os nossos clientes", enfatiza.

Veja mais fotos aqui.

Fontes: Trendwatching, New York Times, Tekom

Nenhum comentário: