A cerveja Brahma está tomando o mercado mundial de assalto. Como o público brasileiro pode conferir em uma campanha publicitária que já está no ar, a marca investiu no crescimento de sua atuação internacional nos últimos 18 meses. Como resultado, as vendas da Brahma no exterior aumentaram 40% somente em 2006.
Neste período, a Brahma deixou de ser a 6ª cerveja mais vendida no mundo para ocupar a 5ª colocação do ranking mundial, segundo Alexandre Macedo, gerente de marketing da marca. "Passamos a irlandesa Heineken", ressalta.
No exterior, a Brahma é vendida como marca premium e não disputa as primeiras posições do mercado, como faz no Brasil e na América Latina. "Jamais a Brahma vai concorrer com a Budweiser nos Estados Undidos. Esse jogo nós jogamos aqui, com a Antarctica e a Skol", explica Macedo. Brahma, Skol e Antarctica pertencem à gigante de bebidas Ambev.
A estratégia, acompanhada de uma ação de marketing que vende, sem exageros, a imagem do Brasil no exterior (alegria, musicalidade e criatividade) tem dado resultados. Na Rússia, em pouco mais de um ano, a Brahma tornou-se a terceira marca premium mais vendida. Tanto que a Ambev até abriu uma fábrica no país.
Atualmente, a marca Brahma está presente em 31 países. Além de mercados tradicionais, como Estados Unidos e Inglaterra, onde o Brasil tradicionalmente vende bem, Macedo destaca bons resultados em países como Ucrânia, China, Coréia e Nova Zelândia, onde a cerveja acabou de ser lançada.
Entretanto, na Bélgica, onde a Ambev tem uma fábrica para abastecer parte da Europa, o crescimento está sendo mais difícil. "Eles ainda não entendem o conceito de Brasil", diz o gerente de marketing.
Fonte: G1
Arnaldo Rabelo
25 dezembro 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Já viajei por quase todos os estados deste pais, e reparo que a uma diferença de gosto da brahma do rio de janeiro para brahma de brasilia df. pergunto:
por que tanta diferença ?
E se já estão pensando em uma estrategia de marketing para essa diferença de gosto ?
.
Elder Junior de Braília Df.
E-mail
ELDERJRCOMPRAS@GMAIL.COM.
Elder, não sou entendido do assunto (degustação de cervejas), mas sempre ouço falar que a diferença da água utilizada entre uma região e outra é uma das causas. Se alguém tiver uma explicação mais precisa, favor se pronunciar.
Postar um comentário